quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Síndrome do Acumulador


Mais de 4% da população mundial possui está síndrome.


Os portadores dessa doença são chamados de “Acumuladores Compulsivos”. Ele adquire objetos que não precisa e vão transformando suas casas em verdadeiros depósitos de lixo, juntando todo e qualquer tipo de entulho: garrafas, animais, papéis, aparelhos eletrônicos, maquiagens, revistas, roupas, produtos de limpeza, lado a lado com a comida da residência, lixo orgânico, dejetos, enfim, todo e qualquer tipo de entulho.
O termo patológico usado para a doença é Disposofobia. Este comportamento se manifesta geralmente em quem tem o famoso TOC (transtorno obsessivo compulsivo que consiste em repetir uma ação várias vezes) e pode vir associado à Depressão. A maioria dos estudos mostra que 24% dos portadores de TOC possuem a doença do Acumulador.
Para a pessoa portadora desta doença, acumular coisas se torna algo rotineiro e normal, pois cada objeto possui a sua utilidade. Além disso, há um apego emocional em relação aos bens adquiridos, o que pode resultar em uma falência financeira, já que sua base é o consumismo, estimulando os portadores da síndrome a se realizarem através da aquisição de coisas. É comum ainda o recolhimento de objetos nos lixos, o doente passa a acumular pequenas coisas jogadas fora por outras pessoas, por acreditarem que aquilo possa vir a ter uma utilidade.
Fonte de pesquisa: Google e  http://www.popmundi.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário